Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.
Aceitar
O Portal do Agro

NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
DE TAILÂNDIA E REGIÃO

Instagram Whatsapp
  • Últimas Notícias
  • Pará
  • Brasil
  • Leilões
  • Soja
  • Tecnologia
  • AgroColuna
  • COP30
Reading: Carne do futuro: tecnologia e genética em destaque no Conacarne
Compartilhar
Font ResizerAa
O Portal do AgroO Portal do Agro
  • Últimas Notícias
  • Pará
  • Brasil
  • Leilões
  • Soja
  • Tecnologia
  • AgroColuna
  • COP30
Search
  • Últimas Notícias
  • Pará
  • Brasil
  • Leilões
  • Soja
  • Tecnologia
  • AgroColuna
  • COP30
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2025 - O Portal do Agro - Todos os direitos reservados.
O Portal do Agro > Blog > Tecnologia > Carne do futuro: tecnologia e genética em destaque no Conacarne
Tecnologia

Carne do futuro: tecnologia e genética em destaque no Conacarne

oportaldoagro@gmail.com
Última atualização: 20 de setembro de 2025 00:15
oportaldoagro@gmail.com
5 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Congresso em Belo Horizonte reuniu especialistas e produtores para debater inovações, mercado e novos caminhos da pecuária de corte.

As inovações tecnológicas e os impactos nos sistemas de produção e no futuro da carne bovina foram destaque durante o Congresso Nacional da Carne (Conacarne), realizado no Expominas, em Belo Horizonte (MG).

O Conacarne é promovido pelo Sistema CNA/Senar e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), na quinta (18) e na sexta (19).

O evento reuniu produtores rurais de todas as regiões do Brasil, entidades, sindicatos rurais, especialistas, autoridades, presidente de Federações estaduais de agricultura e pecuária, diretores do Sistema CNA/Senar para acompanhar, durante dois dias, debates sobre tendências de consumo, mercado, inovações e trocar experiências.

Carne do futuro

Na quinta (18), em painel mediado pela presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, Stéphanie Ferreira, especialistas discutiram sobre como a tecnologia e as novas demandas dos consumidores têm impactado o mercado. O professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Sérgio Pflanzer, afirmou que antes da pandemia, algumas agências de mercado diziam que o futuro era sombrio para o setor da carne, principalmente a bovina.

Em 2025, a previsão era de que 10% da carne fornecida no varejo seria de origem vegetal e que em 2040 esse número saltaria para 60%. “Isso não aconteceu e dificilmente vai acontecer. Esse não é o futuro da carne no mundo. A carne do futuro é a mesma do passado e do presente, mas produzida com mais tecnologia e de forma ainda mais sustentável”. Para ele, o Brasil vai atender a demanda crescente do mercado com mais animais, abate mais precoce, carcaças mais pesadas, maior rendimento, melhora do desfrute, alimentação intensiva, manejo sanitário e tecnologia de ponta.

Durante o painel, o gerente de fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu, falou sobre a importância do melhoramento genético chegar a todos os produtores, como forma de melhorar o desenvolvimento da cadeia produtiva. “O melhoramento genético não se faz à distância. É preciso técnicos de campo para ajudar o criador a melhorar o rebanho”.

Na opinião do gerente da ABCZ, a dedicação do Brasil ao melhoramento genético e à inovação posicionou o país como líder global na produção de material genético bovino. “Temos orgulho de nossas conquistas e esperamos continuar contribuindo para a indústria mundial de carne bovina, por meio de práticas de melhoramento genético sustentáveis e avançadas”.

Em sua palestra, o coordenador do Programa Embrapa Geneplus, Maury Dorta, pontuou que o produtor precisa de apoio e a cadeia tem que estar atenta ao que o mercado exige. “Se a gente ficar no escritório vendo um monte de número não vamos saber qual é o tipo de genética e de carne que o mercado quer e que vai fazer o criador ganhar mais renda e o Brasil exportar mais”.

Maury reforçou que a carne do futuro não é o que a gente quer vender para o mercado, e sim o que o mercado quer comprar, que inclui o uso de diversas tecnologias, como o cruzamento industrial. “Precisamos produzir mais, sermos mais eficientes e entregar qualidade da carne e isso está na nossa mão”.

LEIA TAMBÉM | Especialistas analisam tendências de consumo e padrões da carne bovina no Conacarne

Casos de sucesso

Ainda na quinta (18), o Conacarne contou com a presença de pecuaristas e representantes do setor de carnes nobres em um painel para apresentar casos de sucesso em relação ao uso de tecnologia nos sistemas de produção, agregação de valor dentro e fora da porteira e verticalização da produção. O moderador foi o presidente da Faemg, Antônio Pitangui de Salvo.

O pecuarista Rodrigo Canabrava, da Fazenda Villa Canabrava, em Bocaiúva (MG), compartilhou sua experiência com o sistema de cria, bem-estar dos funcionários e melhoramento genético do rebanho. Ele citou pilares fundamentais adotados em sua propriedade, como uma equipe bem treinada para cuidar dos animais, controle de custos e preservação do meio ambiente.

Já o produtor Fábio Almeida apresentou o projeto Nelore Golias, de Birigui (SP), que desenvolve melhorias genéticas na raça Nelore. Segundo ele, a genética do Golias garante animais dóceis e um acabamento de carcaça melhor do que a média. “A maciez e o marmoreio são pontos de destaque do nosso gado”.

Em seguida, Antônio Ricardo Sechis, fundador da marca Beef Passion, destacou a importância do bem-estar animal para garantir um melhor resultado da carne. “O comportamento do animal depende dos cuidados do criador. Entender o sistema é assegurar bom resultado”.

O painel também contou com palestra do gestor do programa Angus JP Agropecuária, José Leandro Peres. Ele também compartilhou sua história e de sua família e experiência com a pecuária de corte. “A nossa base de matrizes é Nelore, uma raça rústica, de alta fertilidade, que se adapta e agrega composição no cruzamento com a raça Angus”. Para ele, quando se trata de carne, o sabor começa no pasto. “Nosso objetivo é entregar experiência e um pouco da nossa história”, disse.

A programação do Conacarne continua nesta sexta (19) com debates sobre o futuro do mercado do boi e a carne pela ótica do consumidor. A jornalista Juliana Camargo, editora e apresentadora do Mercado Pecuário DBO, será mediadora do painel “Entre Ciclos e Incertezas: O Futuro do Mercado do Boi”, que contará com os especialistas Alexandre de Barros e Rogério Goulart.

O evento ainda terá uma aula de demonstração de desossa e cortes nobres.


Sistema de informações do Plano ABC+ Pará vai ajudar produtores com dados sobre agricultura de baixo carbono
Acordo vai proporcionar assistência técnica e gerencial a pequenos produtores rurais
Pesquisa da UFV com base em dados do Educampo é publicada em revista científica internacional
Parque de Ciência e Tecnologia Guamá produz azeite de açaí com alto grau de pureza
Digitalização avança nas grandes propriedades da União Europeia
Compartilhe
Facebook Email Print
Anterior Digitalização avança nas grandes propriedades da União Europeia
Próximo Produtores destacam importância do Conacarne para a pecuária de corte
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Anunciante -
Ad image

Recentes

Empresa de beneficiamento de açaí em Inhangapi exporta o fruto para Austrália, Japão e EUA
Açaí Brasil Mercado Mundo
China decide taxar e limitar importação de carne bovina do Brasil e outros países
Bovinos Brasil Mundo Pecuária
Nota fiscal eletrônica será adotada por produtores rurais em substituição às notas em papel no início de 2026
Brasil Mercado
Brasil constata aumento da produção de mandioca, mas produtores veem preços em queda
Agricultura Agricultura Familiar Brasil Pará
about us

Portal do Agro é um canal de notícias do agronegócio, destacando fatos sobre mercado da produção agrícola na cidade de Tailândia e região, Pará, Brasil e o mundo.

Siga-nos Redes Sociais

© 2025 - O Portal do Agro - Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?