Pará – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) firmou, na quinta-feira, 9, um acordo de adesão com a empresa Cargill Agrícola S.A., que visa ao fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis no Pará para ações que fortalecem o programa Regulariza Pará e o apoio a produtores rurais que integram a cadeia de fornecedores da empresa no Estado.
Planejamento
Planejamento – A cerimônia ocorreu durante o painel “Regularização Ambiental e Desenvolvimento Produtivo no Pará”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) em parceria com a Semas e a Cargill.
O planejamento das ações prioriza iniciativas voltadas ao ordenamento territorial como estratégia para mitigação dos impactos das mudanças climáticas, promovendo o uso sustentável do solo, a proteção de áreas sensíveis e a integração entre políticas ambientais e de desenvolvimento regional.
Assinaram o documento o secretário titular da Semas, Raul Protázio Romão; o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos; representantes da Cargill, e o presidente da Fiepa, Alex Carvalho.
Investimentos
Investimentos – O acordo, firmado no âmbito do Programa Regulariza Pará, envolve investimento de R$ 37 milhões, que serão destinados ao apoio à agricultura familiar e ao fortalecimento de ações integradas entre o setor público e o setor privado.
As iniciativas acordadas abrangem desde o apoio técnico à regularização ambiental de imóveis rurais até ações sociais integradas que promovem a segurança alimentar, o protagonismo feminino e o fortalecimento comunitário, reforçando o papel da sustentabilidade como eixo estruturante do desenvolvimento.
Está previsto também a elaboração de um Plano de Trabalho que definirá objetivos, justificativas, eixos, metas, ações, descrições, produtos/resultados, responsáveis, prazos e outros elementos necessários ao alcance dos resultados esperados no âmbito do acordo. (Com Agência Pará)