Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.
Aceitar
O Portal do Agro

NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
DE TAILÂNDIA E REGIÃO

Instagram Whatsapp
  • Últimas Notícias
  • Pará
  • Brasil
  • Leilões
  • Soja
  • Tecnologia
  • AgroColuna
  • COP30
Reading: Governo do Pará fortalece políticas de segurança alimentar e combate ao desperdício
Compartilhar
Font ResizerAa
O Portal do AgroO Portal do Agro
  • Últimas Notícias
  • Pará
  • Brasil
  • Leilões
  • Soja
  • Tecnologia
  • AgroColuna
  • COP30
Search
  • Últimas Notícias
  • Pará
  • Brasil
  • Leilões
  • Soja
  • Tecnologia
  • AgroColuna
  • COP30
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2025 - O Portal do Agro - Todos os direitos reservados.
O Portal do Agro > Blog > Agricultura Familiar > Governo do Pará fortalece políticas de segurança alimentar e combate ao desperdício
Agricultura FamiliarPará

Governo do Pará fortalece políticas de segurança alimentar e combate ao desperdício

Redação
Última atualização: 16 de outubro de 2025 23:44
Redação
4 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Fortalecer a assistência técnica para a produção alimentícia, qualificar agricultores e manipuladores de alimentos e criar iniciativas para evitar desperdícios estão entre as principais estratégias do governo do Estado para incentivar a segurança alimentar e nutricional para a população paraense. 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-Pará) tem papel fundamental para impulsionar a cadeia, a partir do apoio à agricultura familiar com assistência técnica, capacitação, fomento à produção e apoio à comercialização. A coordenadora técnica, Cristiane Correa, informa que as ações incluem orientação sobre técnicas agrícolas sustentáveis, manejo do solo, criação de animais, e programas de incentivo, como o apoio à produção diversificada, à aquisição de alimentos e ao desenvolvimento de cadeias produtivas. 

“Realizamos cursos, oficinas, dias de campo e demonstrações técnicas para aprimorar o conhecimento dos agricultores, entre eles, sobre a produção de mudas, hortas em pequenos espaços, quintais produtivos, sistemas agroflorestais, aproveitamento integral de alimentos, boas práticas de produção. Incentivamos, especialmente, as práticas sustentáveis de produção, que garantem a segurança alimentar sem comprometer os recursos naturais e as gerações futuras”, destaca a coordenadora da Emater.

Agricultora familiar na produção de frutíferas diversificadas da Ilha de Mosqueiro, Gerlany Oliveira, que é atendida e acompanhada pela Emater há mais de 10 anos, atribui a essa assistência técnica a conquista da documentação necessária para acessar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e fortalecer a comercialização. 

“Com isso, a gente conseguiu melhorar a renda da família, além de incentivar cada vez mais a produção saudável. Atualmente, nós não trabalhamos com substância química, nossos adubos são todos naturais. As ações da Emater ajudam muito a combater a insegurança alimentar no Estado. Com as orientações, nós começamos a produzir em quantidade maior, atraímos clientes e conquistamos a documentação de agricultor familiar, que nos permitiu o acesso a projetos”, conta.  

A Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Disan), da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), é outro braço do Governo do Estado na missão de promover e executar a política de segurança alimentar e nutricional no Pará. 

“Desenvolvemos ações como o PAA, a partir do qual compramos a produção de agricultores e doamos para órgãos públicos e restaurantes populares. Mais de 64 mil famílias já foram atendidas. Também atuamos com a implantação de tecnologias sociais. Hoje em dia, 17 municípios do Marajó contam com cisternas nas escolas, com a garantia de água de qualidade aos usuários. Nossa atuação também é voltada para o fomento rural e garante que famílias executem projetos produtivos e aumentem a renda”, pontua Maria de Nazaré Costa, diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Seaster.

EVITAR DESPERDÍCIO – O presidente das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), Raimundo Santos Júnior, explica que o programa Banco de Alimentos é uma das iniciativas promovidas pelo órgão para evitar o desperdício de alimentos no mercado.

“Por muito tempo, toneladas diárias de alimentos, que não eram comercializados na Ceasa, eram desperdiçadas. Ao identificar essa situação, lançamos o programa de aproveitamento de alimentos que não foram comercializados, mas estão próprios para consumo. Condicionamos esses gêneros alimentícios em cestas e entregamos para pessoas em situação de vulnerabilidade, atendendo diversas associações que trabalham com pessoas em situação de insegurança alimentar. Mais de 400 mil pessoas já foram contempladas. Dessa forma, atuamos no fomento de uma cultura de segurança alimentar, de conscientização alimentar e, principalmente, a gente combate a fome”, ressalta. 

Moradora do Bengui, em Belém, Sílvia Lima participou de uma das edições do curso ‘Cidadania no Prato’, iniciativa da Ceasa Pará, com foco no aproveitamento integral de alimentos, segurança alimentar e empreendedorismo para pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Aprendemos a evitar desperdícios e aproveitar tudo que é alimento. Foram conhecimentos de grande valia, que fazem a diferença no dia a dia, seja no manuseio, conservação ou higienização da comida. Só temos a agradecer pela iniciativa”, finaliza. 

DATA COMEMORATIVA – Criado em 1981, marcando também o surgimento da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação tem como objetivo propor uma reflexão sobre a importância dos alimentos e também fazer um apelo para garantir a segurança alimentar e nutricional em todo o mundo, o que envolve uma alimentação saudável, acessível e de qualidade. (Com informações da Agência Pará)

Câmara Federal dos Deputados discute Plano Nacional de Fertilizantes que apresenta metas até 2050
Programa Nacional de Florestas Produtivas será apresentado na COP30 e busca a recuperação de áreas degradadas
Pará é um dos estados contemplados com recursos de editais da seleção Restaura Amazônia
Brasil constata aumento da produção de mandioca, mas produtores veem preços em queda
Emater faz repasse de mais de R$ 800 mil em crédito rural a municípios paraenses
TAGGED:AgriculturaAgricultura FamiliarAgroDia da AlimentaçãoEmaterParáportaldoagro
Compartilhe
Facebook Email Print
Anterior Mel produzido em Tailândia vai reforçar a merenda escolar do município
Próximo Mulheres conquistam espaço e protagonismo no agro com equilíbrio e gestão
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Anunciante -
Ad image

Recentes

Empresa de beneficiamento de açaí em Inhangapi exporta o fruto para Austrália, Japão e EUA
Açaí Brasil Mercado Mundo
China decide taxar e limitar importação de carne bovina do Brasil e outros países
Bovinos Brasil Mundo Pecuária
Nota fiscal eletrônica será adotada por produtores rurais em substituição às notas em papel no início de 2026
Brasil Mercado
Canadá reabre mercado do país para carne de frango do Brasil
Brasil Mercado Mundo
about us

Portal do Agro é um canal de notícias do agronegócio, destacando fatos sobre mercado da produção agrícola na cidade de Tailândia e região, Pará, Brasil e o mundo.

Siga-nos Redes Sociais

© 2025 - O Portal do Agro - Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?