Pará – Nesta terça-feira, dia 11, às 16 horas, ocorre no auditório Arena Agritalks, a cerimônia oficial de abertura da AgriZone, às 16h, com a presença da presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvia Massruhá, e diretoria, ministros, governadores, embaixadores, parlamentares, chefes de centros de pesquisa, representantes de movimentos sociais e organizações não governamentais e parceiros da AgriZone. O evento, parte integrante da COP30, que começou na segunda-feira, 10, em Belém, será transmitido pelo YouTube da Embrapa.
Estão previstas as participações da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos; do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira; e da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, além do secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Marcelo Fiadeiro. Também são esperados os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado; de Rondônia, Marcos Rocha; e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Livro
Durante o evento será lançada a publicação elaborada especialmente para a COP30, com a participação de mais de 40 especialistas da Embrapa e instituições parceiras – “Ciência para o clima e soluções da agricultura brasileira: estratégias, tecnologias e indicadores de adaptação à mudança climática e de controle de emissões de gases de efeito-estufa na agricultura tropical”.
A obra representa uma contribuição direta da ciência agropecuária brasileira à agenda global de enfrentamento da mudança climática. Seu objetivo principal é sistematizar o conhecimento científico, tecnológico e institucional acumulado pela Embrapa e suas redes de pesquisa sobre adaptação e mitigação na agricultura tropical, oferecendo subsídios técnicos para políticas públicas, estratégias de governança climática e práticas sustentáveis no campo.
A cerimônia será marcara por atrações culturais, vídeos, falas de autoridades e o lançamento do livro. A AgriZone e estandes estão montados na sede da Embrapa, em Belém, que fica a cerca de 3 km da Blue Zone da COP30. (Com comunicação da Embrapa)