Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.
Aceitar
O Portal do Agro

NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
DE TAILÂNDIA E REGIÃO

Instagram Whatsapp
  • Últimas Notícias
  • Pará
  • Brasil
  • Leilões
  • Soja
  • Tecnologia
  • AgroColuna
  • COP30
Reading: Programa Nacional de Rastreabilidade Voluntária é lançado na AgriZone para fortalecer produção brasileira em mercados internacionais
Compartilhar
Font ResizerAa
O Portal do AgroO Portal do Agro
  • Últimas Notícias
  • Pará
  • Brasil
  • Leilões
  • Soja
  • Tecnologia
  • AgroColuna
  • COP30
Search
  • Últimas Notícias
  • Pará
  • Brasil
  • Leilões
  • Soja
  • Tecnologia
  • AgroColuna
  • COP30
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2025 - O Portal do Agro - Todos os direitos reservados.
O Portal do Agro > Blog > Agronegócio > Programa Nacional de Rastreabilidade Voluntária é lançado na AgriZone para fortalecer produção brasileira em mercados internacionais
AgronegócioBrasilCOP30

Programa Nacional de Rastreabilidade Voluntária é lançado na AgriZone para fortalecer produção brasileira em mercados internacionais

Redação
Última atualização: 19 de novembro de 2025 20:49
Redação
3 meses atrás
Compartilhar
O Programa é inovador por ser voluntário, não obrigatório, com foco inicial na cadeia de fertilizantes, mas aberto também para outros setores do agronegócio - Foto: Vinicius Braga
Compartilhar

Belém, Pará – O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) lançou na quarta-feira, 19, na AgriZone, na COP30 em Belém, o Programa Nacional de Rastreabilidade Voluntária (PNRV), uma iniciativa inédita que permitirá o monitoramento em tempo real de toda a cadeia produtiva e logística do agronegócio brasileiro.

Contents
  • Agilidade
  • Cronograma

No evento de lançamento, o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do MAPA, Marcelo Fiadeiro, destacou que o programa foi uma construção conjunta com o setor produtivo. E acrescentou que ele é inovador por ser voluntário, não obrigatório, com foco inicial na cadeia de fertilizantes, mas aberto para outros setores.

Alcançamos a marca de 500 novos mercados para produtos agropecuários porque já tínhamos esse processo em andamento, o que traz credibilidade para as cadeias produtivas” – Marcelo Fiadeiro – secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do MAPA

A diretora de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, Ana Euler, saudou a entrega do MAPA e lembrou que o tema da rastreabilidade é um dos pilares da segurança e da sustentabilidade da agricultura brasileira. 

No momento da interação com o público, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará (Sedap), Giovanni Queiroz, elogiou a iniciativa e referiu as ações do governo estadual para a rastreabilidade da cadeia produtiva do cacau. Ele também perguntou sobre as formas de ingresso ao Programa e Fiadeiro respondeu que haverá divulgação com  orientações de adesão ao programa para interessados do setor produtivo.

Agilidade

O programa marca uma nova etapa na digitalização e na transparência do setor, com o uso de tecnologias de Internet das Coisas (IoT) integradas ao padrão público de rastreabilidade Brasil-ID.  A iniciativa busca reduzir o tempo de liberação aduaneira nos portos, eliminar as filas nos pontos de checagem, garantir alimentos mais saudáveis para milhões de famílias, inibir o roubo e o desvio de cargas e diminuir o custo Brasil.  

“O Programa da Rastreabilidade Voluntária é a principal ferramenta estratégica para ampliar a segurança, a eficiência e a competitividade do agro brasileiro e integra o Agro Brasil Mais Sustentável”, afirma o secretário-executivo do MAPA, Irajá Lacerda. Ele garante que cada produto, do campo ao consumidor final, possa ser rastreado e verificado com precisão, fortalecendo a confiança dos consumidores e parceiros comerciais.  

Cronograma

Na primeira fase, o PNRV será implantado em Mato Grosso, com o rastreamento de granéis vegetais destinados à exportação pelos portos do Rio de Janeiro e Santos e a Operadora Logística Rumo, que tem mais de 13 mil quilômetros de ferrovias e atua nos principais portos brasileiros.

As primeiras parcerias serão formalizadas no lançamento, com a assinatura de termos de cooperação entre o MAPA, os portos, a Rumo e a Associação Nacional dos Transportadores de Carga (Anatc), abrindo caminho para a expansão do sistema a todas as cadeias agropecuárias. 

Além de fortalecer o controle logístico, o programa cria um novo modelo de valorização econômica da rastreabilidade. Produtores, cooperativas e empresas que adotarem o sistema terão prioridade em linhas de financiamento e crédito rural, com juros reduzidos e acesso facilitado, em parceria com bancos públicos e privados.  

A iniciativa, segundo o Ministério, permitirá reconhecer a rastreabilidade por meio de selos de sustentabilidade e conformidade, capazes de fortalecer a presença dos produtos brasileiros em mercados internacionais e agregar valor à produção brasileira. (Com assessoria da Embrapa)

Ministério do Meio Ambiente garante em audiência que a tilápia não será erradicada do Brasil
Produção sustentável de alimentos no Brasil e Amazônia é ressaltada por Helder Barbalho em visita à AgriZone
Autoridades brasileiras do setor agropecuário visitam sistemas agroflorestais em Tomé-Açu e frigorífico em Castanhal
Em painel na COP30, governador do Pará ressalta que mercado deve reconhecer e valorizar a rastreabilidade da carne bovina paraense
Deputados da Alepa aprovam projeto que reconhece a castanha-do-pará como patrimônio cultural
TAGGED:AgriZoneBrasilCOP30Destaque
Compartilhe
Facebook Email Print
Anterior Produção sustentável de alimentos no Brasil e Amazônia é ressaltada por Helder Barbalho em visita à AgriZone
Próximo Projeto Cacau Brasil Agrofloresta é apresentado na AgriZone e vai beneficiar 69 mil produtores no Pará e na Bahia
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Anunciante -
Ad image

Recentes

Empresa de beneficiamento de açaí em Inhangapi exporta o fruto para Austrália, Japão e EUA
Açaí Brasil Mercado Mundo
China decide taxar e limitar importação de carne bovina do Brasil e outros países
Bovinos Brasil Mundo Pecuária
Nota fiscal eletrônica será adotada por produtores rurais em substituição às notas em papel no início de 2026
Brasil Mercado
Brasil constata aumento da produção de mandioca, mas produtores veem preços em queda
Agricultura Agricultura Familiar Brasil Pará
about us

Portal do Agro é um canal de notícias do agronegócio, destacando fatos sobre mercado da produção agrícola na cidade de Tailândia e região, Pará, Brasil e o mundo.

Siga-nos Redes Sociais

© 2025 - O Portal do Agro - Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?