Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.
Aceitar
O Portal do Agro

NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
DE TAILÂNDIA E REGIÃO

Instagram Whatsapp
  • Últimas Notícias
  • Pará
  • Brasil
  • Leilões
  • Soja
  • Tecnologia
  • AgroColuna
  • COP30
Reading: Governo do Pará publica decreto que prorroga rastreabilidade bovina e bubalina até o ano de 2030
Compartilhar
Font ResizerAa
O Portal do AgroO Portal do Agro
  • Últimas Notícias
  • Pará
  • Brasil
  • Leilões
  • Soja
  • Tecnologia
  • AgroColuna
  • COP30
Search
  • Últimas Notícias
  • Pará
  • Brasil
  • Leilões
  • Soja
  • Tecnologia
  • AgroColuna
  • COP30
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2025 - O Portal do Agro - Todos os direitos reservados.
O Portal do Agro > Blog > Bovinos > Governo do Pará publica decreto que prorroga rastreabilidade bovina e bubalina até o ano de 2030
BovinosParáPecuária

Governo do Pará publica decreto que prorroga rastreabilidade bovina e bubalina até o ano de 2030

Redação
Última atualização: 8 de dezembro de 2025 18:30
Redação
2 meses atrás
Compartilhar
A rastreabilidade animal é um dos eixos de comprovação da origem dos animais, abrindo espaço de comercialização da carne produzida no Pará para os mercados internacionais
Compartilhar

Pará – O decreto estadual 5.074/ 2025, que amplia o prazo da rastreabilidade bovina e bubalina no estado do Pará foi assinado no início de dezembro deste ano, e com isso, a identificação dos bovinos e bubalinos pode ser feita até 31 de dezembro de 2030. O decreto foi assinado pelo governador do Pará, Helder Barbalho, durante a 64ª edição do Encontro Ruralista, organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA) e realizado na sede da entidade em Belém.

Contents
  • Pedido de prorrogação
  • Pecuária Sustentável
  • Encontro Ruralista

Pedido de prorrogação

A medida ocorre para atender o setor produtivo. Antes, os produtores tinham até 1º de janeiro de 2026 para identificar o rebanho movimentado com brincos – visual e eletrônico – estando com a Guia de Trânsito Animal (GTA) em dia, e até 1º de janeiro de 2027 para a identificação total de todo o rebanho bovino e bubalino, conforme estabelecia o decreto do programa Pecuária Sustentável do Pará.

Carlos Xavier, da FAEPA; o governador Helder Barbalho, e o secretário de agricultura do Pará, Giovanni Queiroz assinaram o decreto 5.074

O novo decreto considera que o processo de identificação individual e a rastreabilidade de bovinos e bubalinos no Pará, no âmbito do Sistema de Rastreabilidade Bovídea Individual do Pará (SRBIPA), constitui atividade permanente e sistemática das ações de Defesa Sanitária Animal do Estado do Pará e que, portanto, terão seus prazos estendidos.

A identificação dos bovinos e bubalinos movimentados, para qualquer finalidade, inclusive abate, cria, recria, engorda, leilões e exportação, deverá ocorrer até 31 de dezembro de 2030.

O governador Helder Barbalho disse que com a ampliação dos prazos, o setor produtivo foi atendido e que os mercados serão provocados. Também serão valorizados aqueles que produzem com regularidade ambiental, agregando valor e boas práticas, assegurando o movimento de de um Estado que produz e um Estado que respeita o meio ambiente.

Queremos mostrar a capacidade produtiva do Pará com integridade, com boas práticas e, acima de tudo, fazer um grande chamamento ao mercado nacional e internacional para poder valorizar quem produz de forma correta, sustentável e responsável e isso está sendo feito no nosso estado” – Helder Barbalho, governador do Pará

Pecuária Sustentável

O Programa Pecuária Sustentável do Pará foi lançado durante a COP 28, em 2023 em Dubai, e é a maior iniciativa de rastreabilidade individual do Brasil. A proposta é promover uma nova pecuária no estado, conciliando desenvolvimento econômico e regularização ambiental.

Com parceria entre setor público e privado, o programa prioriza a alta produtividade, segurança sanitária, a transparência e responsabilidade socioambiental na cadeia produtiva, visando a produção de carne de qualidade com sanidade animal e livre de desmatamento.

O programa objetiva implementar a rastreabilidade animal, um dos eixos de comprovação da origem dos animais, abrindo espaço de comercialização da carne produzida no Pará para os mercados internacionais exigentes, como o europeu e o chinês, além do fortalecimento da confiança dos consumidores. A meta do programa é rastrear 100% do rebanho bovino movimentado no Pará, agora, até 31 de dezembro de 2030.

Dados do Sistema de Gestão Agropecuário (SIGEAGRO) da Adepará apontam que o Pará tem o segundo maior rebanho do país, com 26 milhões de bovinos, e o primeiro em bubalinos com 782 mil cabeças de búfalos, mais de 70% concentrados no Marajó.

Encontro Ruralista

Com a participação de lideranças, produtores e representantes do Sistema FAEPA/ SENAR/ FUNDEPEC, além de autoridades, a edição 2025 do Encontro Ruralista discutiu temas estratégicos como a prestação de contas das entidades, os resultados do agro na COP30, mercado de carbono, impactos da expansão de áreas protegidas, reforma tributária e financiamento para o agro.

O Encontro Ruralista 2025 foi o momento para a assinatura do decreto que prorroga a rastreabilidade bovina e bubalina no Pará para dezembro de 2030

A ideia de trazer as lideranças e discutir o assunto é exatamente para buscar o desenvolvimento do Estado. E hoje, nós avançamos muito, com a rastreabilidade bovina prorrogada até 2030″ – Carlos Xavier, presidente da Faepa

A gestão e o desenvolvimento rural também fizeram parte da pauta, incluindo regularidade fiscal (ITR), logística, saúde no campo, pecuária de leite, fundo eventos, temas fundiários e ambientais, comunicação, educação formal, energia e iluminação pública, irrigação, além das ações e programas do Senar, PS-JA, FPR, NCR e o fortalecimento dos núcleos e sindicatos, entre outros de fundamental importância para o setor.

(Com informações da Agência Pará/ Adepará/ Semas)

Agronegócio lança documento com soluções e posicionamento para a COP30
Boletim Agropecuário da Fapespa traz o Pará consolidado no protagonismo nacional na agropecuária
Sespa promove treinamento para fortalecer as boas práticas na manipulação do açaí
Pesquisadores e cientistas internacionais apontam que Embrapa é responsável por revolução na agricultura do Brasil
Programa Cheque Pecuária do Governo do Pará será lançado em Xinguara, na quarta-feira, 17
TAGGED:DestaqueParáPecuáriarastreabilidade
Compartilhe
Facebook Email Print
Anterior Projeto de Lei que regulamenta profissão de manipulador artesanal de açaí avança em comissão do Senado
Próximo Projeto de Lei aprovado no Senado traz melhorias para o seguro rural no Brasil
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Anunciante -
Ad image

Recentes

Empresa de beneficiamento de açaí em Inhangapi exporta o fruto para Austrália, Japão e EUA
Açaí Brasil Mercado Mundo
China decide taxar e limitar importação de carne bovina do Brasil e outros países
Bovinos Brasil Mundo Pecuária
Nota fiscal eletrônica será adotada por produtores rurais em substituição às notas em papel no início de 2026
Brasil Mercado
Brasil constata aumento da produção de mandioca, mas produtores veem preços em queda
Agricultura Agricultura Familiar Brasil Pará
about us

Portal do Agro é um canal de notícias do agronegócio, destacando fatos sobre mercado da produção agrícola na cidade de Tailândia e região, Pará, Brasil e o mundo.

Siga-nos Redes Sociais

© 2025 - O Portal do Agro - Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?