A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), realizou nesta quarta-feira, 24, o II Encontro de Apicultores e Meliponicultores do Município. O evento, sediado na própria secretaria, funcionou como um espaço estratégico para a troca de conhecimentos, fortalecimento da cadeia produtiva e incentivo à atividade na região. A programação contou com palestras técnicas, oficinas práticas e a Feira do Mel, estendendo-se até o final da tarde com a participação de cerca de 160 produtores locais, além de comitivas e especialistas de municípios vizinhos.
Ao longo do dia, os participantes debateram temas essenciais para o desenvolvimento do setor, como o manejo geral das colmeias, os benefícios da criação de abelhas, a polinização de culturas e orientações técnicas específicas. O encontro também contou com a parceria da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), que atuou diretamente no local realizando cadastros de produtores e oferecendo orientações sobre abertura de processos cadastrais, facilitando a regularização sanitária e o acesso a políticas públicas.
O grande destaque do evento foi o anúncio do fortalecimento do projeto de fomento à apicultura. Segundo o prefeito de Marabá, Toni Cunha, a gestão municipal está direcionando esforços significativos para garantir a infraestrutura necessária para que o pequeno produtor prospere.
Isso aqui é uma felicidade muito grande. São 700 kits, cada um custando em torno de 14 mil reais, que vão possibilitar a produção de mel e conferir uma renda substancial para os apicultores e agricultores. É um kit completo, com roupa, fumegador, cera e tudo o que as abelhas precisam para se reproduzir e produzir. É a prefeitura dando condições para o homem e a mulher do campo gerarem emprego e renda”, destacou o prefeito.
Mateus Lima, presidente da Associação dos Apicultores e Meliponicultores do Sul e Sudeste do Pará.
Esses eventos trazem mais networking, união e conhecimento para os criadores. A criação de abelhas é uma atividade surpreendente que precisa de mais reconhecimento, pois ela é vital tanto no aspecto ambiental quanto no social e econômico”, pontuou.
Mesmo para quem já tem estrada na área, o encontro se provou indispensável. Sávio Coelho, técnico em agropecuária e produtor que trabalha há cinco anos com meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) no Campus Rural do IFPA em Marabá, elogiou a iniciativa.
Sávio Coelho, técnico em agropecuária e produtor.
A cada encontro desse a gente sempre aprende um pouco mais e discute novas técnicas. Essa troca de experiências fortalece muito a nossa região”, afirmou.
O impacto social do projeto também reflete na mudança de perspectiva de novos produtores, como é o caso de Renata Celina, moradora do Projeto de Assentamento (PA) Boa Esperança. Acostumada com a lida do gado, ela encontrou no mel um novo caminho.
(Com informações da Prefeitura de Marabá)