Brasil – A COP30, que começa em novembro em Belém, é formada por muitas áreas, chamadas de zonas. A AgriZone, coordenada pela Embrapa com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foi oficialmente incluída na rota de ônibus oficial da Conferência. Esse espaço sediará debates sobre bioeconomia, adaptação climática, restauração de áreas degradadas, agricultura regenerativa, segurança alimentar e financiamento verde.
O ponto número 64, na avenida Perimetral x Embrapa, passa a integrar o trajeto das linhas exclusivas de ônibus que conectam os principais espaços da Conferência, facilitando o acesso de delegações, pesquisadores e visitantes ao local.
A AgriZone será uma parada obrigatória para todos que desejam discutir a agricultura como parte da solução para a crise climática, em um diálogo técnico e baseado em ciência. As linhas de ônibus oficiais da COP 30 terão uma parada na porta da Unidade da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, que irá abrigar a AgriZone e dezenas de eventos científicos ao longo da Conferência” – Bruno Brasil, diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa
AgriZone
Localizada na sede da Embrapa Amazônia Oriental, a cerca de 1,8 km dos pavilhões oficiais da COP30, a AgriZone reunirá mais de 40 eventos confirmados, funcionando como uma vitrine de ciência, tecnologia e inovação agropecuária sustentável.
Com a inclusão na rota oficial de transporte da COP30, a AgriZone reforça sua integração à Blue Zone e à Green Zone, localizadas no Parque da Cidade, áreas centrais da Conferência dedicadas à agricultura sustentável, às mudanças climáticas e à segurança alimentar.
Sistema de transporte
Com a aproximação da COP 30, delegações e participantes já podem acessar os mapas e informações de mobilidade criados para facilitar o deslocamento até o Parque da Cidade, sede principal da conferência.
Os participantes da Blue Zone contarão com um sistema exclusivo de transporte, composto por 15 linhas de ônibus que operarão 24 horas por dia, entre 1º e 23 de novembro.
Ao todo, serão 250 veículos, sendo 40 elétricos e os demais equipados com tecnologia Euro 6, de baixa emissão de poluentes. As rotas conectam hotéis, navios de hospedagem e pontos estratégicos da cidade aos espaços oficiais da COP 30, incluindo a AgriZone. Por razões de segurança e mobilidade, algumas vias terão bloqueios e barreiras de fiscalização. (Com informações do MAPA)