Pará – Em sessão realizada na terça-feira, 14, o plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou por unanimidade um projeto de lei com foco na valorização da cultura regional, em reconhecimento da castanha-do-pará como patrimônio cultural.
Castanha-do-pará
De autoria do deputado Fábio Freitas (Republicanos), foi aprovado o Projeto de Lei que declara a castanha-do-pará como Patrimônio Cultural de Natureza Material e Imaterial do Estado do Pará. A iniciativa busca reconhecer a importância histórica, econômica, ambiental e simbólica do fruto, considerado um dos maiores ícones da identidade paraense.
Na justificativa, o deputado ressalta que a castanha-do-pará representa “um elo entre tradição, sustentabilidade e desenvolvimento”. Além de seu alto valor nutricional, o produto, que há séculos faz parte da cultura e da economia da região, tem uma cadeia produtiva que envolve milhares de extrativistas e famílias ribeirinhas, contribuindo para a preservação da floresta e a região amazônica.
“A castanha-do-pará é um símbolo do nosso povo, da nossa floresta e da nossa história. Reconhecê-la como patrimônio é reconhecer a alma do Pará” – deputado Fábio Freitas
O projeto de lei foi aprovado e agora, segue agora para a sanção do Poder Executivo. (Com Alepa)