Pará – No Dia Nacional da Agricultura, 17 de outubro, o Pará celebra sua liderança e destaque nacional no setor agrícola, segundo dados da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), que mostram que a agricultura impulsionou o PIB do Pará no primeiro trimestre de 2025.
Ainda segunda a Fapespa, alavancada pelas chuvas que contribuíram para a irrigação e o armazenamento hídrico do solo, elevando a estimativa de produção das lavouras em 2025, o Pará mantém o primeiro lugar nas culturas do açaí, cacau, dendê e mandioca; a posição com abacaxi e pimenta-do-reino; e o quartos, com coco-da-baía e limão. Além disso, registrou um crescimento de 9,8% no desempenho do setor no primeiro trimestre deste ano.
Crescimento
Esse cenário de crescimento reflete os investimentos no setor agropecuário paraense. O diretor de Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Marcos Grande, celebra o Dia da Agricultura, enfatizando os esforços do Governo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental estadual.
“A Sedap tem promovido diversas ações de fomento, como o programa Território Sustentável, apoio à produção, assistência técnica, incentivo a sistemas sustentáveis, acesso ao crédito e comercialização da produção local. O governo estadual é parceiro neste desenvolvimento e a Sedap atua como instrumento dessa transformação” – Marcos Grande, Sedap
As projeções de 2025 reforçam o papel estratégico do estado do Pará no cenário agropecuário brasileiro, com destaque para seu desempenho na região Norte.
Agricultura familiar
Para o produtor paraense de feijão caupi e mandioca, o engenheiro agrônomo Benedito Souza, vinculado ao Sistema Embrapa e que trabalha desde a década de 1980 com agricultura familiar, a agricultura é sinônimo de tradição familiar, cultura alimentar e geração de renda.
“A agricultura é muito importante em todos os aspectos, principalmente na geração de emprego e renda, para os envolvidos no processo produtivo. Também tem posição de destaque na produção de alimentos para cerca de 8 bilhões de pessoas no mundo. Agricultura com tecnologia é capaz de promover o desenvolvimento de uma região”, destaca. (Com Agência Pará/ Sedap)