Começou na quarta-feira, 1, e segue até sexta-feira, 3, no Rio de Janeiro, a segunda edição do evento Rio + Agro, um fórum internacional de sustentabilidade agroambiental das cadeias produtivas do agronegócio, que que reúne grandes e pequenos produtores rurais, cientistas, empresários, ambientalistas, representantes de governos e consumidores, abrangendo as principais cadeias agroalimentares e o meio ambiente.
O local do evento é o Rio Centro, região oeste da capital carioca, onde uma feira de produtos também pode ser visitada. Conversas, reuniões, workshops e oficinas integram esse encontro que vai funcionar como preparação do agronegócio para a COP30, em Belém. O evento teve apoio recorde de instituições públicas e privadas, reunindo delegações de 23 países e mais de 120 palestrantes para discutir soluções brasileiras para os desafios climáticos e de segurança alimentar.
Investimentos e inovação – O Rio + Agro conecta inovação, sustentabilidade e oportunidades no agronegócio, e busca aumentar a competitividade, atrair investimentos e impulsionar a inovação, consolidando o Brasil como líder global no setor agroambiental.
O evento também objetiva unir os países do cinturão tropical em torno da segurança alimentar e da produção sustentável até 2027, abordando os desafios das cadeias produtivas familiares e empresariais, com foco na promoção de renda, igualdade social e segurança alimentar.
Programação – A programação do Rio + Agro inclui painéis sobre descarbonização da agropecuária, uso de tecnologias como IA e drones, políticas públicas ambientais e o papel do Brasil na diplomacia ambiental.
Os principais debates estão alocados em quatro eixos: Mitigação Climática, com discussões sobre descarbonização da agropecuária; manejo sustentável do solo; e tecnologias para redução de emissões; Inovação e Tecnologia, com discussões sobre aplicações de inteligência artificial (IA); uso de drones no campo; e sistemas ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta); Segurança Alimentar e Hídrica, sobre políticas públicas ambientais; conservação da biodiversidade; e estratégias para garantir abastecimento sustentável; e Diplomacia Ambiental, que discute o papel do Brasil na liderança global; contribuições para a agenda da COP30; e cooperação internacional no agroambiental.
Além dos debates e a feira, o evento também terá shows de grandes nomes da música brasileira, como Michel Teló e Leo Jaime. Outras informações podem ser obtidas no site: www.riomaisagro.com