Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.
Aceitar
O Portal do Agro

NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
DE TAILÂNDIA E REGIÃO

Instagram Whatsapp
  • Últimas Notícias
  • Pará
  • Brasil
  • Leilões
  • Soja
  • Tecnologia
  • AgroColuna
  • COP30
Reading: Fórum realizado na AgriZone do COP30 debate produção de alimentos e restauração de biomas brasileiros
Compartilhar
Font ResizerAa
O Portal do AgroO Portal do Agro
  • Últimas Notícias
  • Pará
  • Brasil
  • Leilões
  • Soja
  • Tecnologia
  • AgroColuna
  • COP30
Search
  • Últimas Notícias
  • Pará
  • Brasil
  • Leilões
  • Soja
  • Tecnologia
  • AgroColuna
  • COP30
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2025 - O Portal do Agro - Todos os direitos reservados.
O Portal do Agro > Blog > Agricultura Familiar > Fórum realizado na AgriZone do COP30 debate produção de alimentos e restauração de biomas brasileiros
Agricultura FamiliarCOP30Pará

Fórum realizado na AgriZone do COP30 debate produção de alimentos e restauração de biomas brasileiros

Redação
Última atualização: 14 de novembro de 2025 13:42
Redação
3 meses atrás
Compartilhar
Os painelistas apresentam soluções exitosas, incluindo iniciativas de manejo integrado como a pecuária sustentável, implementadas em regiões da Colômbia
Compartilhar

Belém, Pará – O Fórum Internacional da Agricultura Familiar e Comunidades Tradicionais, que começou na quinta-feira, 13, e segue até domingo, 17, na AgriZone, está tendo grande participação de agricultores. Com o auditório lotado, o evento promove intensos debates sobre soluções sustentáveis para a produção de alimentos e a restauração dos biomas brasileiros. O evento, realizado na sede da Embrapa Amazônia Oriental, integra a programação especial da instituição durante a COP30.

Contents
  • Painéis
  • Agroindustrialização
  • Programação do Fórum

Painéis

O painel “Sistemas Agroflorestais e Restauração Inclusiva: Alternativas para a Transição Climática” reuniu especialistas de diferentes instituições e países, com a moderação de Débora Veiga (da Embrapa), e participação de Vicente Cirino (Instituto Vida em Sintropia da Amazônia), Ivanice Carvalho (Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará – Sedap), Juan Pablo Puentes (ONF Andina) e Anabele Gomes (Rede de Sementes do Cerrado).

Com grande participação de agricultores familiares, gestores públicos e representantes de organizações da sociedade civil, os painelistas apresentaram experiências de sistemas agroflorestais (SAFs) que aliam produção de alimentos, recuperação ambiental e geração de renda, incluindo iniciativas de manejo integrado com pecuária sustentável, implementadas em regiões da Colômbia.

O Fórum está tendo grande participação de agricultores familiares, gestores públicos e da sociedade civil

Outro destaque foi o conceito de restauração ecológica inclusiva, que valoriza o protagonismo das comunidades locais em todas as etapas do processo. Essa abordagem reconhece e integra os saberes tradicionais, promovendo benefícios sociais, econômicos e ambientais. Um dos exemplos vem do Cerrado, a savana mais biodiversa do planeta, que abriga cerca de 12.600 espécies em uma área equivalente à metade da Amazônia.

“Precisamos pensar o país como um todo, unindo biomas e buscando soluções conjuntas que fortaleçam o território nacional” – Anabele Gomes, presidente da Rede de Sementes do Cerrado.

“Quando juntamos conhecimento ancestral, políticas públicas e cooperação entre governos e comunidades, conseguimos enfrentar a crise climática e retornar aos nossos territórios mais fortalecidos”, completou Vicente Cirino, do Instituto Vida em Sintropia da Amazônia.

Agroindustrialização

Outro painel, mediado por Lucionila Pimentel, diretora de Defesa e Inspeção Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), apresentou experiências bem-sucedidas de agroindustrialização e fortalecimento das cadeias produtivas em diferentes regiões do Pará e de Minas Gerais, revelando a força de cooperativas e associações.

As discussões ressaltaram a importância da agregação de valor aos produtos da agricultura familiar como caminho para a autonomia econômica das comunidades rurais.

“Os impactos das mudanças climáticas já são evidentes, estão transformando os sistemas agroalimentares no planeta, mas as estratégias adotadas pelos agricultores familiares e as comunidades tradicionais para produzir alimentos e conservar florestas são as mais adaptadas” – Cássio Pereira, secretário da Agricultura Familiar do Pará

Programação do Fórum

Ao longo da programação, o Fórum Internacional da Agricultura Familiar e Comunidades Tradicionais realiza 14 painéis com mais de 80 especialistas nacionais e internacionais. A programação aborda temas centrais para o futuro da agricultura familiar e dos povos tradicionais diante da emergência climática, como resiliência climática, manejo de recursos hídricos, sucessão familiar, juventude rural, energia, conectividade e sistemas agroflorestais.

O evento é uma realização do IPAM, Semas, Secretaria de Agricultura Familiar e Governo do Pará, com o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, e os debates ocorrem no auditório Condurú, da Embrapa Amazônia Oriental, na travessa Dr. Enéas Pinheiro, em Belém. A programação é gratuita e aberta a todos. (Com Agência Pará/ Adepará)

Produtores de cacau do Pará são premiados no 7º Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil
Sedap lidera comitê que busca acelerar inovação tecnológica na agropecuária do Pará
Programa Pecuária do Sustentável é apresentado ao ministro do Clima da Noruega em programação da COP30
Vinte e três comunidades de Tracuateua são beneficiadas com acesso a cadastros nacionais e ao Bolsa Verde intermediados pela Emater 
Acordo vai proporcionar assistência técnica e gerencial a pequenos produtores rurais
TAGGED:AgriculturaAgricultura FamiliarCOP30Pará
Compartilhe
Facebook Email Print
Anterior MAPA participa de evento na COP30 que alinha a cadeia da carne às metas globais de clima e sustentabilidade
Próximo Em painel na COP30, governador do Pará ressalta que mercado deve reconhecer e valorizar a rastreabilidade da carne bovina paraense
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Anunciante -
Ad image

Recentes

Empresa de beneficiamento de açaí em Inhangapi exporta o fruto para Austrália, Japão e EUA
Açaí Brasil Mercado Mundo
China decide taxar e limitar importação de carne bovina do Brasil e outros países
Bovinos Brasil Mundo Pecuária
Nota fiscal eletrônica será adotada por produtores rurais em substituição às notas em papel no início de 2026
Brasil Mercado
Brasil constata aumento da produção de mandioca, mas produtores veem preços em queda
Agricultura Agricultura Familiar Brasil Pará
about us

Portal do Agro é um canal de notícias do agronegócio, destacando fatos sobre mercado da produção agrícola na cidade de Tailândia e região, Pará, Brasil e o mundo.

Siga-nos Redes Sociais

© 2025 - O Portal do Agro - Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?