Belém, Pará – O governador do Pará, Helder Barbalho, do MDB, acompanhado do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da presidente da Embrapa, Silvia Masshurá, visitou a AgriZone, a Casa da Agricultura Sustentável na COP30, em Belém, na quarta-feira, 19.
No pavilhão principal, a comitiva conheceu algumas estratégias da Embrapa para adaptar e mitigar as mudanças do clima em prol da agropecuária brasileira, assim como iniciativas de outras instituições públicas e privadas. Devido à chuva, a comitiva visitou, de carro, o Núcleo de Responsabilidade Socioambiental (Nures) e as vitrines de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e de agricultura de baixo carbono.
AgriZone
Para Barbalho, a AgriZone foi uma estratégia acertada do governo brasileiro, por intermédio do Mapa e da Embrapa e em parceria com o governo do Pará, para mostrar a inovação e as boas experiências do Brasil na produção de alimentos.
O Brasil tem excelência na agenda da sustentabilidade e da produção de alimentos e, por isso, lidera pelo exemplo” – Helder Barbalho, governador do Pará

O governador também afirmou que a Embrapa é um patrimônio do Brasil e uma extraordinária instituição de pesquisa de produção tropical. “Temos que valorizar muito isso, porque não há produção competitiva sem tecnologia e sem inovação”, ressaltou Helder.
Sustentabilidade
Durante a visita, Fávaro conversou com a imprensa e destacou a capacidade do Brasil de conciliar a produção de alimentos com sustentabilidade.
Não podemos tratar as mudanças climáticas sem considerar a vocação do Brasil para produzir alimentos de forma sustentável. O país é um exemplo mundial em produção responsável” – Carlos Fávaro – ministro do Agricultura e Pecuária
A AgriZone é uma iniciativa que reúne instituições públicas, pesquisadores e representantes do setor produtivo para apresentar ao mundo as soluções brasileiras que concilia produção, conservação ambiental e segurança alimentar.
Na visita, a presidente da Embrapa enfatizou o propósito da AgriZone. “Nosso objetivo é mostrar aos visitantes, nacionais e internacionais, a diversidade de tecnologias sustentáveis aplicadas à agropecuária brasileira num contexto de mudanças climáticas”, disse Silvia. (Com Embrapa)