Brasil – O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) instituiu, na terça-feira, 21, o Programa Nacional de Inovação Aberta na Agropecuária (Mapa Conecta), com o objetivo de ampliar e fortalecer a inovação agropecuária, promovendo o desenvolvimento estratégico e a competitividade dos ecossistemas estaduais de inovação.
O programa, oficializado pela Portaria 839, publicada no Diário Oficial da União, prevê ampliar e fortalecer a inovação no setor agropecuário por meio do estímulo à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação aberta, além de incentivar a criação de novos negócios voltados ao campo brasileiro.
A medida substitui o Programa AgroHub, instituído em 2022, e estabelece novas diretrizes para a política de inovação do Ministério.
Mapa Conecta
Coordenado pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), o Mapa Conecta vai articular parcerias com órgãos públicos, empresas privadas e organismos internacionais.
A Secretaria também será responsável por criar grupos técnicos, redes de cooperação e comitês consultivos para fortalecer a governança do programa. As Superintendências de Agricultura e Pecuária (SFAs) atuarão como pontos de apoio e implementação da iniciativa nos estados. A iniciativa reforça a aproximação entre os diferentes atores do setor agropecuário.
O Mapa Conecta promove a integração entre produtores, pesquisadores, startups e empresas, criando um ambiente mais dinâmico para o desenvolvimento de soluções e tecnologias” – Marcelo Fiadeiro, secretário de Inovação do Mapa.
Conexões
O destaque também é para a importância da participação da sociedade do agro na iniciativa. Para facilitar as conexões, o Mapa também lançou a Plataforma Eletrônica de Inovação Agropecuária (Mapa Conecta), uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Ainda segundo a Portaria, três temas prioritários para a inovação agropecuária serão desenvolvidos, como o Plano de Ação para Bioeconomia na Agropecuária; o Plano de Ação para Agricultura Digital; e o Plano de Ação para Alimentos e Ingredientes Contemporâneos. (Com Notícias Agrícolas)